PERSONALIDADE

Personalidade

Alipio Jorge Rodrigues da Silva,

Vice-almirante do 4º Distrito Naval, em Belém

1)Neste mês, a Marinha do Brasil comemorou a sua Data Magna, a Batalha Naval do Riachuelo, dia 11 de junho. Qual a importância dessa data para o Comando do 4º Distrito Naval?

A Comemoração da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha, tem tanto a importância histórica de lembrar a vitória que mudou a situação da Guerra da Tríplice Aliança, interrompendo o avanço paraguaio, cujas tropas já haviam invadido as províncias de Mato Grosso e do Rio Grande do Sul, e consiste na veneração dos valores morais e profissionais deixados pelos militares que lutaram e morreram, visando transmitir ao nosso pessoal o entusiasmo necessário para enfrentar os novos desafios.

2)Quais os eventos que serão realizados pela Marinha para comemorar os 400 anos de Belém?

Os eventos em comemoração aos 400 anos da fundação da Cidade de Belém são:

- Cerimonial a Bandeira com a presença de alunos de escolas públicas, com o objetivo de promover e incentivar o civismo na comunidade escolar de Belém- PA;

- Em agosto, a Marinha apoiará o Congresso Eucarístico Nacional, que será sediado em Belém-PA;

- Em outubro, como um dos eventos comemorativos ao Círio 2016, a Marinha do Brasil deverá trazer para o Theatro da Paz a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, com uma apresentação no dia 7. Além do tradicional apoio ao Círio Fluvial e ao Círio Terrestre. No mesmo mês, realizará a visitação pública ao Navio Veleiro Cisne Branco, seguida de uma Regata.

- Em dezembro, a cidade de Belém receberá o I Encontro Internacional de Hidrografia, de 5 a 10, evento que reunirá cerca de 26 Estados-Membros e Associados da Organização Hidrográfica Internacional. No mesmo mês, o Comando do 4º Distrito Naval realizará os eventos relativos à Semana da Marinha, com o lançamento de um livro.

Leave a Reply